.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Consórcio intermunicipal se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social em busca de novos investimentos para a região
Na terça-feira, 9 de abril, a presidente do Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais (Cimps), Avanilde Gonzaga, prefeita de Nazaré Paulista, esteve reunida com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, acompanhada da secretária executiva do consórcio, Janete da Silva Lopes, e de sua assessora, Maria Aparecida Batista. A agenda foi marcada por articulações institucionais com o objetivo de fortalecer as políticas sociais da região e ampliar os serviços já ofertados pelo consórcio.
Participaram também da reunião Elisangela Carvalho, secretária de Assistência Social de Nazaré Paulista e presidente da Câmara Técnica de Assistência Social do Cimps, Alexandra Benetti, diretora da Drasd de Campinas, e Ana Obata, diretora do Nucon. Representando o Governo do Estado, estiveram presentes Andrezza Rosalém, secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Armede, secretária executiva da pasta, Tatiane Magalhães, coordenadora de Ação Social, e Joas Garcia, assessor parlamentar.
Durante o encontro, foram apresentadas as conquistas do consórcio, que hoje é composto pelos municípios de Bom Jesus dos Perdões, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Nazaré Paulista e Vinhedo, impactando diretamente mais de 350 mil habitantes da região. A articulação regional promovida pelo Cimps tem sido fundamental para viabilizar o acesso a serviços especializados de alta complexidade por meio da gestão consorciada, permitindo compartilhamento de recursos, experiências e responsabilidades entre os municípios.
Entre os temas abordados na reunião, destacou-se a solicitação de ampliação dos serviços regionalizados já implantados pelo consórcio em parceria com o Estado, como a Residência Inclusiva para pessoas com deficiência e o Abrigo Regional para Mulheres vítimas de violência. A presidente Avanilde Gonzaga também formalizou, por meio de ofício entregue à secretária estadual, o pedido de apoio para implantação de uma nova ILPI Regional (Instituição de Longa Permanência para Idosos) e de duas novas unidades de Residência Inclusiva, diante da demanda crescente dos municípios consorciados.
Segundo o documento apresentado, há uma lista de espera significativa para vagas nesses serviços, e muitos municípios têm enfrentado determinações judiciais para acolhimento de pessoas sem condições de atendimento imediato em suas redes locais.
O Cimps reforçou sua disposição em firmar novos Termos de Parceria com o Estado, destacando a importância da cooperação técnica e financeira para a continuidade e expansão dos serviços, visando à garantia dos direitos sociais e à promoção da dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.
.
.
.
.